Vetalcochete Clínica VeterináriaO Movimento Movido a 4 Patas realizou uma parceria com a Vetalcohete-Clínica Veterinária, situada na Rua da Escola Secundária, 232 em Alcochete. A partir de hoje, os nossos associados poderão usufruir de descontos nos serviços desta Clínica, onde encontrarão a simpatia, o carinho e o profissionalismo que os animais necessitam. |
O dia Mundial do Animal vai ser celebrado nos dias 1 e 2 de Outubro, nos jardins de Belém. Durante estes dias poderá assistir a várias atividades relacionadas com animais:
Visite-nos e fique a conhecer os nossos projetos. Venha com a família celebrar o dia dos nossos melhores amigos. ![]()
O Quim, a Arisca, o Ruca, o Bálgico, o Roger, a Záza, a Godgi, o Pitufus, entre outros, recomeçaram uma nova vida além fronteiras. Desde finais de 2015 temos concretizado várias parcerias com associações de outros países da Europa, de modo a viabilizar novas famílias para animais que se encontram em canis municipais ou foram abandonados e que por razões que a razão desconhece nunca conseguiram uma família em Portugal. Ao estarmos em permanente contacto com as novas famílias, de quem recebemos fotos e vídeos, é-nos muito gratificante perceber o quanto eles estão bem e de como se integraram rapidamente. Não importa se estão na Alemanha, Suécia ou Noruega...dar guarida e amor, não tem fronteiras.
Fica aqui o nosso agradecimento a MIA MATTSSON MERCER, uma mulher que tudo faz pelos animais que os outros não quiseram, pela parceria e ajuda nesta missão.
Apoio emocional sem interesse De acordo com diversos estudos, viver ao lado de um animal nos proporciona não somente um apoio emocional e social sem iguais, como também nos permite encarar certos problemas de saúde mais rapidamente. São comuns as terapias de pessoas mais velhas com cães, pois isso estimula sua atenção e os envolve em uma carga afetiva muito positiva. Este suporte emocional se tornou comum em asilos e até em hospitais. Está comprovado também que esta ajuda pode prevenir ataques epilépticos, pois quando bem treinados, os animais são muito hábeis no atendimento a pessoas com crises de ansiedade ou estresse pós-traumático… Também é reconhecido o trabalho dos cães guia, ou daqueles educados exclusivamente para atender pessoas com incapacidades psíquicas ou físicas. Os animais de estimação ajudam-nos a sentir segurança e motivação. Animais em casa: apoio pessoal e educativo Existem muitos centros onde são usados animais como recurso de terapia: clínicas de Terapia assistida por golfinhos e Equinoterapia (terapia assistida por cavalos), instalações nas quais pessoas com problemas podem se beneficiar da interação com esses animais para adquirir novos hábitos de comunicação ou expressão, melhorar suas destrezas pessoais, etc. Mas também não é necessário ter um golfinho em casa para que nos sintamos melhor… a companhia de um cachorro ou de um gato é mais do que suficiente para que surjam sentimentos de empatia, socialização, altruísmo, aceitação, auto estima, etc. Ter um animal de estimação é muito bom para as crianças, pois os ajuda a desenvolver responsabilidades e canaliza melhor suas emoções; as crianças tímidas, por exemplo, aprendem a ser mais expressivos e a se comunicar melhor. O animal lhes dá ternura, companhia, carinho, etc. Os olhares de nossos bichinhos sempre estão ali para nos apoiar, para receber carinho e nos fazer companhia pelas noites, ou pelas manhãs. Também são perfeitos para as pessoas mais velhas: os lugares se tornam mais alegres e eles fazem com que as pessoas de mais idade se movimentem, melhorando a sensação de bem estar, os obrigando a sair na rua e a socializar. Ter a companhia de um animal é um excelente recurso para aliviar os sintomas da depressão, pois os bichinhos nos entretêm, nos relaxam e nos proporcionam um excelente equilíbrio emocional. Os animais são estes pequenos amigos que não têm rancor e que sempre se alegram por nos ter como companheiros, nos dão apoio emocional sem nenhum interesse, sem importar idade ou classe social. Fonte: A mente é maravilhosa |
Arquivos
Novembro 2020
|